Menu / Busca

Quebra-cabeça para gatos (Food Puzzles)

Os gatos que moram exclusivamente dentro de casa estão protegidos contra diversos perigos da vida livre, porém eles deixam de praticar algo fundamental para sua sobrevivência: caçar! Isso mesmo, nossos gatos domesticados não precisam caçar para viver, pois oferecemos todos os dias o alimento em uma vasilha lisa e sem graça. Com isso os felinos apresentam problemas cada vez mais comuns como a obesidade e o sedentarismo.

Gatinhos que não caçam correm menos e ganham mais peso. Eles não precisam desenvolver suas habilidades e estratégias de caça, pois tudo vem de mão beijada no pratinho. Para resolver esse problema existem os “quebra-cabeças” para gatos. Eles feitos para melhorar uma séries de problemas comportamentais e de saúde nos felinos através de comedouros funcionais.

Para que servem os quebra-cabeças

Esses comedouros são desenvolvidos para, não somente alimentar o gato, mas para estimular a cognição dos felinos, ajudar na perda de peso e também são auxiliares no tratamento de gatos com pica (compulsão por comer coisas que não são comestíveis). Um estudo* recente com esses comedouros demonstrou que eles foram capaz de melhorar a perda de peso, diminuir o estresse, agressão contra contra humanos e outros gatos, reduzir ansiedade e o medo e melhorar marcação de território. O melhor disso tudo é que eles são indicados para todos os tipos de gatos, até mesmo os cegos.

Os bichanos precisam utilizar suas habilidades de caça para conseguirem se alimentar através dos quebra-cabeças. Com as patinhas, boca e a língua eles enfrentam os mais diversos desafios com objetos simples e ração para gatos.

Modelos

Existem diversos modelos de quebra-cabeça e não pense que você vai precisar investir uma fortuna nas grandes lojas para pets. Você mesmo pode desenvolver seu quebra-cabeça usando a criatividade a partir dos modelos que aqui vamos descrever.

– Modelos estação: são aqueles que o tutor coloca o alimento dentro do comedouro e este fica no chão. São chamados de comedouros lentos, pois o gato demora mais para comer através de buracos ou fendas. Esse modelo é indicado para gatos obesos ou que regurgitam logo após a refeição, pois ele demora mais para comer.

– Modelos rolantes: são aqueles que o gato bate com a patinha para que o objeto role e o alimento saia gradativamente. Ele ajuda muito nos casos de gatos que roem objetos ou que engolem coisas que não são comida, pois o gato não fica entediado e passa bastante tempo ocupando a boca com o quebra-cabeça.

– Modelos para dieta úmida: como o próprio nome diz serve para colocar ração úmida (sachê ou latinha). É indicado para gatos que precisam perder peso, pois a dieta úmida tem menos calorias.

– Modelos caseiros: são os que o tutor pode fazer em casa sem gatar quase nada. Alguns objetos que podem ser usados: rolo de papelão do papel-higiênico, forminha de gelo, caixa de sapato, garrafa pet e caixa de ovo. Aqui você encontra o link com diversos vídeos que ensinam a fazer os modelos caseiros: http://foodpuzzlesforcats.com/homemade-puzzles.

modelos de quebra cabeça

Todos os modelos possuem diferentes níveis de dificuldade, pois com o tempo os gatos ficam mais habilidosos e necessitam de quebra-cabeças mais desafiadores.

Como introduzir o quebra-cabeça

É muito importante que a introdução seja gradativa e que o gato continue a receber seu alimento pela antiga vasilha que está acostumado. Isso porque toda mudança na vida de um felino deve ser lenta e gradual. Eles precisam de tempo para se adaptarem sem que fiquem estressados.

Onde encontrar

A grande maioria dos modelos ainda não estão à venda no Brasil. O site Food Puzzles é pioneiro no desenvolvimento desses objetos. Você pode navegar por lá e se inspirar em fazer seu próprio modelo. Além disso, eles possuem uma página que ensina a fazer em casa o quebra-cabeça, como descrito acima. Para acessar o site deles clique aqui.

Modelo caseiro. Fonte: https://icatcare.org/sites/default/files/PDF/five-a-day_felix_one_pager_final.pdf
Modelo caseiro. Fonte: https://icatcare.org/sites/default/files/PDF/five-a-day_felix_one_pager_final.pdf

Dra. Laila Massad Ribas 

*Dantas LMS, Delgado MM, Johnson I and Buffington CAT. Food puzzles for cats: feeding for physical and emotional wellbeing. J Feline Med Surg 2016; 18: 723-732

Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Possui formação acadêmica em veterinária, especialização em medicina felina e mestrado e doutorado pela USP.