Menu / Busca

Porque você deve ter um gato!

Esta matéria é para você que ainda não tem um gato em casa, mas que pensa seriamente no assunto ou para você que sempre teve cachorro em casa e nunca pensou em ter um gato.

Quem nunca ouviu falar que gatos são traiçoeiros? Quem nunca ouviu alguém dizer que não tem gatos porque eles são frios e não interagem?

Bom, se ter gatos fosse tão ruim assim eles não seriam maioria entre os bichos de estimação em diversos países como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, certo?

Aqui no Brasil os cães ainda reinam entre os pets, mas isso está para mudar em alguns anos. Já existe uma correlação entre países desenvolvidos e número de gatos, pois cidades com maior número de prédios e com pessoas que ficam muitas horas fora de casa tendem a ter mais gatos do que cães.

Bom, a ideia não é convencer ninguém de que ter gatos é bacana porque os países ricos fazem isso e sim provar para cada vez mais gente de que ter gato é tudo de bom!

Antes de descrever a lista gostaria de deixar bem claro que eu sempre tive cães em casa (e ainda tenho) e além disso, amo muito ter cachorro, mas as vantagens dos felinos são enormes, por isso vou relatá-las.

GATOS SÃO SILENCIOSOS

Sim, gatos podem miar muito de noite, especialmente se não forem castrados, mas de uma maneira geral eles são bastantes silenciosos. Não ficam miando descontroladamente para visitas ou para gatos que passam a uma quadra de distância da porta de casa. Eles gostam de dar pequenos miados quando querem carinho, comida ou atenção.

GATOS RONRONAM

Pode parecer bobagem, mas é muito bom quando você deita ao lado de um gato e ele começa a fazer um som igual ao de um motorzinho em sinal de prazer de estar ao seu lado. Aqui você lê mais sobre essa maravilha que é o ronrom dos gatos.

GATOS SÃO LIMPOS

Sim, muito limpos! Com a sua colaboração em manter a caixa sanitária sempre livre de fezes e urina acumulados os gatos preservam a limpeza da casa. Com raras exceções eles aprendem a usar a caixa sanitária para suas necessidades sem que você precise sair com ele para passear ou tenha que lavar o quintal. Se um gato urina ou evacua fora da caixa é sinal de que tem algo errado.

Além disso, os gatos não precisam tomar banho. Eles se limpam com sua língua áspera e você economiza com petshop (banho e tosa). Raças mais peludas podem exigir escovações dos pelos com mais frequência, mas isso é fácil e prazeroso de ser feito.

GATOS SÃO PEQUENOS

Ok, não precisa ser um gênio para saber disso, mas saiba que o tamanho dos gatos é muita vantagem. Algumas raças podem atingir 10 kg (p.ex. Maine Coon), mas em média os gatos pesam de 3 a 5 kg o que facilita muito para serem pegos no colo e também na hora das despesas com alimentação.

GATOS FICAM MAIS TEMPO SOZINHOS

Não que você possa abandonar um gato por dias no seu apartamento, mas comparado aos cães eles vivem muito bem se passarem algumas horas sem companhia. Raramente os gatos apresentam ansiedade de separação (muito comum em cães) e por isso dificilmente você encontrará sua casa destruída pelo gato ao voltar do trabalho no final do dia.

Você pode optar em adotar apenas um gato que ele viverá muito bem sem a presença de outros, mas adotar uma dupla é muito mais divertido e os cuidados não serão em dobro.

GATOS SE ADAPTAM A PEQUENOS ESPAÇOS

Saiu da casa da mãe, foi morar sozinho num apartamento de um quarto e agora precisa da companhia de um bicho? Adote um gato!

Nada mais prático e adaptável do que um bichano em apartamento. Você precisará providenciar locais verticais para ele escalar e brincar, mas nada sofisticado. Os gatos se adaptam muito bem a espaços reduzidos, especialmente se receberem amor e carinho. Leia mais aqui sobre como enriquecer o ambiente para um felino.

GATOS NÃO PRECISAM PASSEAR NA RUA

Claro que você pode tentar colocar uma coleira e levar seu gato para passear. Os da raça Bengal são os que mais gostam disso, pois são hiperativos, mas a grande maioria não gosta desse tipo de aventura.

Para os que moram em casa sem proteção os gatos vão sim tentar dar suas voltinhas, especialmente à noite, mas a recomendação é de que isso seja evitado. Veja aqui bons motivos para manter o gato dentro de casa.

GATOS SÃO CARINHOSOS E AMOROSOS

Ao visitar uma casa com gatos não espere que eles te recebam com lambidas e pulinhos porque isso não vai acontecer, mas não interprete isso como frieza. Gatos podem ser tímidos e as vezes sentir medo das visitas, por isso eles precisam de um tempo para desentocar e cumprimentar alguém novo na casa.

Por causa disso quem nunca teve gato pode achar que eles são insensíveis, mas quem tem sabe como são carinhosos e amorosos com seus proprietários. Não há nada melhor do que ser recebido em casa com uma cabeçada de “oi”.

GATOS PRECISAM DE CUIDADOS

Ah sim, claro, gatos não são móveis decorativos, eles precisam ir ao veterinário, serem vacinados, você precisa comprar alimento, fornecer água fresca e providenciar brinquedos.

Não pense que só porque são seres divinos, maravilhosos e tudo de bom que eles se criam sozinhos. Na rua eles aprendem a caçar e se virar, mas você não pode fazer isso ao adotar um gato. Ele exigirá de você os cuidados citados acima e essa responsabilidade deve permanecer até o fim de sua vida, que em média é de 15 anos.

ESTÁ CONVENCIDO?

Se ainda não está convencido converse com quem tem gatos, vá a um abrigo ou feira de adoção. Tenho certeza de que você irá se apaixonar por esses seres divinos e esbeltos.

Um lambeijo a todos

Dra. Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Possui formação acadêmica em veterinária, especialização em medicina felina e mestrado e doutorado pela USP.