Menu / Busca

Mudança de casa com gatos

Sabendo que os gatos gostam de rotina e detestam mudanças em suas vidas é aconselhável seguir algumas recomendações na hora de empacotar as coisas e partir para uma casa nova.

Antes de fazer a mudança é recomendado que o gato se habitue a entrar na caixa de transporte. Você pode transformá-la numa casinha removendo a porta e colocando uma manta ou colchãozinho. Dessa forma a viagem será menos estressante.

O TRAJETO

A mudança com o gato envolve uma etapa muito importante, que é o trajeto da casa antiga para a casa nova.

A caixa de transporte precisa ter tamanho suficiente para o gato se movimentar dentro dela e nada de colocar dois gatos na mesma caixa. Eles podem brigar por causa do estresse da mudança e de ficarem apertados dentro do mesmo espaço.

Dentro da caixa você pode espirrar feromônio sintético 15 minutos antes de colocar o gato dentro da caixa para minimizar o estresse da viagem.

Se o trajeto é longo ou se você vai mudar de país recomendo que leia aqui a matéria sobre viagem com gatos.

CASA NOVA

Se for possível é recomendado que você leve primeiro todos os móveis e pertences antes do gato, assim quando ele chegar não precisará se estressar mais ainda com a bagunça e o barulho da arrumação.

Ainda antes da chegada do gato você precisa instalar telas ou grades nas janelas caso more em apartamento ou sobrado para que o gato não pule. Leia aqui sobre a síndrome do gato paraquedista.

Colocar feromônio difusor de tomada na casa nova um dia antes de sua chegada também ajuda.

Chegando com o gato na casa nova é fundamental colocá-lo dentro de um cômodo por pelo menos um dia. Lá você coloca sua caminha, água, comida, caixa sanitária, arranhador e brinquedos. Caixas de papelão espalhadas e prateleiras nas paredes são excelentes formas de aliviar o estresse dos felinos.

Se o imóvel for pequeno você poderá soltar o gato daquele novo cômodo no dia seguinte. Se o imóvel for grande ou que tenha rotas de fuga para a rua é recomendado que o gato fique em espaço reduzido entre uma e duas semanas. Isso faz com que ele se acostume com o ambiente novo e lentamente vá aumentado sua área de segurança.

Os gatos levam em média 15 dias para se adaptarem a novos espaços, por isso se ele for solto logo nos primeiros dias tentará voltar para sua casa antiga e poderá se perder na rua.

Vale lembrar aqui que o ideal mesmo é que ele não tenha acesso à rua nunca, ok? Mas sabemos que isso nem sempre é possível, por isso toda atenção é pouca nessas horas.

Dra. Laila Massad Ribas

Imagem: www.etsy.com

Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Possui formação acadêmica em veterinária, especialização em medicina felina e mestrado e doutorado pela USP.