Menu / Busca

Brinquedos para gatos

É quase certo que em uma casa com gatos haverá brinquedos para gatos, mas antes de abrir a carteira e gastar as economias no petshop é importante entender a função de cada brinquedo e adaptar a personalidade do seu gatinho ao brinquedo certo.

Os gatos são carnívoros essenciais, o que os coloca numa alta posição na cadeia alimentar. Isso está diretamente relacionado com brincadeiras, pois seu instinto é basicamente caçar. Ao brincar o gato está simulando uma caça.

BRINQUEDOS SEM RESTRIÇÕES

- Arranhador:

O arranhador é fundamental para qualquer gato, pois através da arranhadura o gato gastas suas unhas e deixa seu feromônio a fim de se comunicar com outros gatos da casa. Caso não tenha um arranhador certamente seu sofá será utilizado para tal função.

Existem diversos modelos, dos planos e simples até os mais caros e sofisticados arranhadores em forma de plataforma. Você pode escolher o que quiser, de acordo com o tamanho da sua casa e da condição financeira que dispõe para isso, mas saiba que os gatos não precisam de nada muito sofisticado para serem felizes.

Cuidados: alguns arranhadores vêm com cordinhas para segurar brinquedos na ponta e é possível que seu gato se machuque com essa corda, portanto é recomendado cortá-la.

tunel

- Túnel:

Excelente brinquedo, mas pode ser caro. Os gatos adoram se entocar em qualquer coisa que caiba e até mesmo em coisas que não se caiba, portanto esse brinquedo com certeza fará sucesso.

Se você não dispõe de dinheiro para compra pode facilmente substituí-lo por um túnel de caixas de papelão (barato e ecológico).

- Bolinhas com guizo:

Bolinhas com guizo podem ser adoradas por alguns gatos ou simplesmente não ter a menor função para outros. É baratinha e relativamente segura (nunca vi o guizo sair), pois os gatos não conseguem engoli-la, então vale a pena tentar alguma coisa com esse brinquedinho.

- Varinha:

varinha

Um dos brinquedos mais recomendados para aliviar o estresse do gato (e do humano), pois simula o voo de um passarinho e os gatos adoram brincar de caçar passarinhos.

Importante é deixar o gato pegar o “passarinho” com a boca no final, para que ele sinta que venceu a batalha e não se sinta frustrado.

BRINQUEDOS COM RESTRIÇÕES

Alguns tipos de brinquedos não permitem que o gato finalize sua caça, como, por exemplo, pegar a bolinha com a boca, e alguns gatos podem ficar frustrados com isso e desistir do brinquedinho caro ou atacá-lo na tentativa de tirar a bolinha de dentro.

- Circuito ou crazy circle:

crazy circle
crazy_circle

Nesses brinquedos o gato consegue bater a patinha na bola que fica dentro do brinquedo, mas não consegue pegá-la ao final, como ocorre na varinha, e isso pode gerar frustração. Alguns gatos, porém,  ficam exaustos de tanto brincar e aproveitam ao máximo. Cada gato é um gato.

- Aplicativos para gatos

Com a tecnologia avançada já era de se esperar que surgisse um aplicativo para gatos nos tablets. Os joguinhos apresentam ratinhos que correm pela tela e o gato bate a patinha para caçar. Você pode colocar cores onde ele bate a pata e montar um quadro “pintado” por seu gato.

O aplicativo pode ser gratuito, mas o estrago no seu tablet não, então fique atento, pois mais uma vez a frustração em não poder morder a presa pode acontecer e alguns gatos começam a morder o aparelho.

- Brinquedos com catnip

ratinhos

Outra restrição de brinquedos são os que contêm catnip, que é a famosa erva-do-gato. Essa erva preparada vem da planta Nepeta cataria, daí o nome catnip e não existem estudos que comprovem seus malefícios, mas é preciso cautela.

A erva causa um tipo de delírio no gato e é muito utilizada em abrigos, onde a superpopulação de gatos acaba gerando um nível de estresse muito elevado. Em um ambiente onde não há estresse não há necessidade de oferecer catnip aos gatos. Autores das pesquisas recomendam nesses casos que, caso queira oferecer, que seja somente uma vez por semana.

Alguns exemplos desses brinquedos são ratinhos e arranhadores com cordinha, mas praticamente todos que contém a erva vêm com um bilhete de aviso “contém catnip”.

ATENÇÃO

É bom reservar um horário para as brincadeiras e depois guardar os brinquedos para que o gato não mastigue e engula pequenas pecinhas ou fios de tecido.

Bolinhas de papel ou papel alumínio são super legais, mas também devem ser guardados quando não há supervisão de um humano.

ONDE ENCONTRAR OS BRINQUEDOS

- http://gateiro.com.br

- http://www.cobasi.com.br

- http://www.americanas.com.br

- http://www.petlove.com.br

- http://www.petelegante.com.br

- http://www.petcentermarginal.com.br

Dra. Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Possui formação acadêmica em veterinária, especialização em medicina felina e mestrado e doutorado pela USP.