Menu / Busca

Gatos precisam tomar banho???

De uma maneira geral não é recomendado que os gatos tomem banho, primeiro porque eles se limpam diariamente com a própria língua e segundo porque o processo do banho é muito estressante.

Um estudo feito em 1998 por um pesquisador chamado Rand, revelou que o índice de glicemia dos gatos dobrou após o banho. Esse valor de glicose no sangue é indicativo de estresse, confirmando a teoria de que os bichanos detestam banhos.

É importante diferenciar, entretanto, banho de água, porque os felinos, de uma maneira geral gostam muito água. O que estressa é o processo de molhar, ensaboar, esfregar, enxaguar e secar com o secador.

Quando isso tudo é feito em um petshop o nível de estresse se agrava, pois o animal ainda precisa ser transportado, coisa que eles não gostam mesmo!

Apesar disso, é possível que existam alguns gatos que gostem de banho, nesses casos, o proprietário pode lavar seu bichano sem medo.

Se seu veterinário prescreveu banhos terapêuticos por alguma doença de pele, então tenha paciência e obedeça as orientações, porque nesses casos, seu gato deverá ser banhado mesmo.

Dra. Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Laila Massad Ribas

Possui formação acadêmica em veterinária, especialização em medicina felina e mestrado e doutorado pela USP.